A Psicologia Analítica é um modo de compreensão psicológica proposta pelo Psiquiatra Suíço Carl Gustav Jung, que tem como foco principal analisar as experiências da vida humana.
Para Jung, nós somos influenciados por fatores da experiência individual e aspectos vivenciados coletivamente e culturalmente. Essa influência pode ser observada tanto nas experiências psicológicas, quanto em nossos sentimentos, escolhas, em relacionamentos interpessoais e nas nossas vontades.
Ser mulher envolve diversas vivências que atravessam o nosso ser, afetando nosso físico, nossas escolhas, nossos medos e nossa forma de ver o mundo e a nós mesmas.
O objetivo da Psicologia Analítica é ser uma ferramenta que auxilia a trazer à consciência todos estes aspectos influenciadores, promovendo autoconhecimento e autonomia, aceitando nosso EU e compreendendo como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor.
Tudo isso acontece por meio de diversas ferramentas como análise das nossas vivências, investigação das questões que fazem parte do nosso cotidiano, leituras, reflexões, expressões artísticas, entendimento sobre as diversas fases da nossa vida, compreensão de pensamentos, sentimentos e sonhos para, enfim, nos compreendermos e ter escolhas mais conscientes em nossas vidas.
