top of page
Buscar

O que a Neurociência diz sobre Psicoterapia?

É comum acumularmos diversos sentimentos sobre coisas que acontecem em nossas vidas por diversos motivos... Às vezes para evitar discussões, má interpretação ou até mesmo o desconforto, deixamos de comunicar a forma com que estamos nos sentindo. Quantas vezes ficamos remoendo alguma situação depois que ela já passou pensando em como deveríamos ter respondido ou lidado com algum ocorrido...

A Psicoterapia é um lugar seguro, livre de julgamentos, para se encher de coragem e falar sobre aquilo que você nunca teve coragem de dizer antes. O trabalho da psicologia é te acolher.

E por que é benéfico fazer este movimento de enfrentar o desconforto e falar sobre ele?

De acordo com o artigo "Molecules of emotion" (tradução livre: moléculas das emoções) quando cultivamos emoções como raiva, culpa, frustração, medo ou tristeza, nosso corpo é inundado por mais de 1.200 substâncias químicas compatíveis com essas emoções. O acúmulo destas substâncias, muitas vezes sendo acumuladas desde a infância, pode transformá-las em substâncias tóxicas ao nosso organismo, inevitavelmente levando o corpo a colapso em algum momento.

Muito tem sido revelado sobre como os sentimentos são processados no cérebro, sabe-se que áreas específicas do cérebro estão associadas a diferentes emoções. Por exemplo, a amígdala desempenha um papel fundamental no processamento do medo e da ansiedade, enquanto o córtex pré-frontal está envolvido na regulação emocional e na tomada de decisões. Neurotransmissores como a serotonina, dopamina e noradrenalina desempenham papéis importantes na regulação do humor e das emoções. Desequilíbrios nesses neurotransmissores podem estar relacionados a transtornos de humor, como depressão e ansiedade.

Estudos em neurociência mostram como práticas de meditação, terapia, contato com a natureza (dentre muuuuuitas outras coisas) podem alterar a atividade cerebral e promover a regulação emocional.

Falar sobre nossos sentimentos é uma forma de liberar espaço e dissolver estas substâncias acumuladas evitando que o colapso ocorra.

Com reflexões, desenvolvendo habilidades e coragem lidar com estes sentimentos se torna mais fácil e saudável, A psicoterapia auxilia a diminuir este acúmulo de substância nocivas ao nosso corpo.

Vamos juntos?




"O Autoconhecimento é a prática mais eficaz e verdadeira de Autocuidado".

Natália Scalco de Oliveira Hernandes
CRP SP 06/198905

bottom of page